Biombo Escuro

Estreias da Semana

Curtas Jornadas Noite Adentro

por Tiago Ribeiro

15/09/2022; Foto: Primeiro Plano

Deambulando entre canções

Opostos, apesar de se mesclar e dialogar, a noite e o dia são elementos essenciais da experiência cotidiana. Enquanto a noite é misteriosa e efêmera, o dia é desperto e detalhado. Curtas Jornadas Noite Adentro(2021) habita ambos esses mundos, e nos convida a caminhar junto de seus personagens em ambos paralelos de suas vidas. A estrutura do novo longa de Thiago B. Mendonça remete aos clássicos musicarnavalescos do cinema brasileiro, que consistia em histórias que giravam em torno de performances musicais. No entanto, se a maioria desses filmes, como Carnaval Atlântida(1952), adquiriu um apelo comercial e serviu como vitrine para grandes artistas do rádio e para histórias fantásticas e espalhafatosas, o filme de Mendonça opta por uma abordagem mais intimista do universo musical, particularmente, do universo do samba.

Curtas Jornadas Noite Adentro acompanha a vida dos integrantes do grupo Zagaia, um sexteto de músicos que desbrava a noite paulistana em busca de fazer seu nome, vagando de bar em bar em busca de um lugar para montar seus instrumentos e dar vida a sua música. E a forma como trata seus personagens é com afeto e carinho, expondo as precariedades do trabalhador brasileiro enquanto acompanhamos suas dificuldades cotidianas. Um personagem sofre com as imposições de sua condicional, e outro busca os caminhos para construir uma casa em seu terreno. Nos entremeios dessas vivências, permanece conosco a forte imagem dos integrantes do Zagaia juntos e apertados no carro que usam para fazer suas deambulações pela noite.

O estilo da encenação é fortemente naturalista, buscando elementos da realidade para costurar sua própria ficcionalização. E nesse sentido, Mendonça consegue convencionar com sua câmera uma proximidade com os músicos que é calorosa, que colore as performances musicais com imensa ternura. A atenção para os detalhes e a câmera que caminha buscando pelos detalhes daqueles que habitam as rodas de samba proporciona essa sensação de intimidade e conforto. A fotografia, por sinal, se alia às particularidades musicais para fazer um filme bastante expressivo e texturizado, que encontra beleza e balanço nos aspectos mais mundanos.

Navegando entre os perrengues do dia e a catarse dos sambas na noite, Curtas Jornadas Noite Adentro é um filme que encara com empatia o universo do samba, buscando encontrar suas expressões e vivências, com ecos de Rio, Zona Norte(1958), de Nelson Pereira dos Santos. Entre serenatas desesperadas, lamentos de trovadores e grandes performances percussivas, pulsa no longa metragem de Thiago B. Mendonça os sonhos de músicos ao redor de todo o país, que poderiam facilmente habitar essa São Paulo mitológica e carnavalesca, calcada numa realidade essencialmente brasileira.

Tiago ribeiro

Editor, Redator e Repórter

Tiago Ribeiro é graduado em Cinema pela PUC-Rio. É editor, redator e repórter do Biombo Escuro desde 2021. Seus interesses pessoais são teoria cinematográfica, desenho de som e animes.