Biombo Escuro

Biombo Notícias

“Regra 34”, novo filme

de Júlia Murat, é vencedor do

Leopardo de Ouro em Locarno

por Tiago Ribeiro

13/08/2022; Foto: Primeiro Plano

Neste sábado(13/08) foi realizada a premiação do 75º Festival de Locarno, que distribuiu os notórios leopardos para diversos filmes do mundo inteiro participantes do festival internacional de cinema. "Regra 34" foi o vencedor do grande prêmio da festividade, o Leopardo de Ouro, consagrando o filme como melhor longa metragem do festival suiço. A diretora, Júlia Murat, defendeu no discurso de aceitação do prêmio que "não apenas precisamos defender a democracia, mas precisamos defender as diferenças e apoiar os diálogos".

O longa vencedor do Leopardo de Ouro é estrelado por Sol Miranda, Lucas Andrade , Lorena Comparato e Isabela Mariotto e conta com o diretor de fotografia Léo Bittencourt, que trabalhou em "Cidade Pássaro"(2020).

"Regra 34" trata diretamente da questão da violência doméstica com sua protagonista Simone, interpretada por Sol Miranda, que começa um cargo na defensoria pública e paga os estudos da faculdade de direito atuando como camgirl na internet. Júlia Murat aborda em "Regra 34" os paralelos entre o mundo da pornografia de internet e do BDSM com questões reais de violência doméstica vividas por mulheres no Brasil.

Júlia Murat dirigiu filmes "Histórias Que Só Existem Quando São Lembradas"(2011) e "Operações de Garantias da Lei e da Ordem" (2017), além de "Pendular" (2017), vencedor do Prêmio FIPRESCI na Mostra Panorama do Festival de Berlim.

O último filme brasileiro a vencer o Leopardo de Ouro foi "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha, 55 anos atrás.


Tiago ribeiro

Editor, Redator e Repórter

Tiago Ribeiro é graduado em Cinema pela PUC-Rio. É editor, redator e repórter do Biombo Escuro desde 2021. Seus interesses pessoais são teoria cinematográfica, desenho de som e animes.