Biombo Escuro

27º Festival É Tudo Verdade

Riotsville, EUA

por Alberto A. Mauad

07/04/2022; Foto: Divulgação

 A Invenção dos Estados Unidos da América Como uma Grande Farsa

Riotsville é uma cidade falsa. Um cenário articulado e desenvolvido durante a “Comissão Kerner”, ao longo dos anos 60. Seu único propósito é servir como campo de treinamento e de apresentações diante de situações de motins. É uma grande manipulação, filmado, dirigido e atuado pelos militares. Portanto, para o diretor Sierra Pettengill, Riotsville é, literalmente, qualquer lugar nos Estados Unidos da América.

Diante disso, Riotsville, U.S.A. (2022), revela, de forma inédita, como tudo não passa de um exacerbado show, estruturado como uma bola de neve, apenas por trás dos interesses genocidas de um país ligado ainda aos nomes e instituições mais racistas e desiguais do continente. É uma dobradiça, que existiu para alimentar financeiramente e taticamente as forças policiais do país, seguido de um discurso farsante para incitar à “América Branca” um medo falsificado ainda mais vigente.

É uma exposição essencial de uma história pouco discutida, vista por imagens inéditas no campo cinematográfico. Pettengill trabalha a sua mise-en-scène em um caminho onde parece que os arquivos são descobertos em primeira mão. No final, é uma obra que revela também o artifício do próprio fazer documental e fictício. Do cinema como uma enorme fábrica harmonizada que exibe, de maneira nobre, uma outra falcatrua, do seu governo ainda defeituoso e fraudulento.


Alberto A. Mauad

Redator

Estudante de cinema na PUC-Rio, redator do Biombo Escuro e cineasta. Tem interesse pelas áreas de linguagem, história e autorismo cinematográfico.