Biombo Escuro

25ª Mostra de Tiradentes

ímã de geladeira

por Tiago Ribeiro

25/01/2022; Foto: Divulgação

Picos de luz no tecido elétrico sergipano

Em Ímã de Geladeira, os co-diretores Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo criam uma breve mas breve história de metamorfose elétrica. Um casal de costureiros vivem numa coisa musicada e colorida, repleta de eletrodomésticos e com rádio sempre ligado. Isto é, quando não sõo interrompidos pelos constantes apagões que interrompem o caminhar das coisas, como que em um glitch da realidade.

O curta-metragem fabula em cima dos fatos de um dia. A princípio, constrói-se uma iconografia bastante crua de tecnologia gasta e antiga que consegue transparecer uma imanência de certo modo futurista, algo que certamente dialoga com a cinematografia de Adirley Queirós. Mas rapidamente temos a introdução do fantástico, e é daí que surgem as possibilidades de renovações, o reiniciar do eletrodoméstico que se liga novamente após a queda de luz. Filme alegre e imaginativo no triste Brasil da crise energética de 2022.


    Tiago ribeiro

    Editor, Redator e Repórter

    Tiago Ribeiro é graduado em Cinema pela PUC-Rio. É editor, redator e repórter do Biombo Escuro desde 2021. Seus interesses pessoais são teoria cinematográfica, desenho de som e animes.